terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Terapia com Corda de Brock

Terapia Anti Supressão

Passo A
  1. Pedir ao paciente para olhar para a bola que se encontra mais longe. Deve ver duas cordas em V, como se estivesse  a sair-lhe dos olhos.
  2. Se não visualizar duas cordas, observar qual a cor da corda que consegue ver. Se é rosa significa que não está a ver com o olho esquerdo. Pelo contrário se é verde pálido quer dizer que está suprimindo com o olho direito
  3. Neste caso o paciente deve concentrar-se em ver com o olho que suprime. Mesmo assim se vê uma só corda, deve pestanejar e deve-se acendar e apagar a luz do consultório sucessivamente.
  4. Se continua vendo uma só corda, deve-se ocluir o  olho que não está suprimindo, de modo a ver a outra corda. Ou até ir alternado para ver a diferença de cor das cordas. Depois deve destapara o olho para que o paciente consiga ver as duas cordas. Agitar a corda pode ajudar um pouco.
Quando conseguir visualizar as duas cordas perfeitamente passe ao Passo B seguinte.

Passo B
  1. Olhe agora para a bola mais próxima. Deverá ver um X com as cordas cruzando esta bola que estamos fixando. Se não conseguir ver duas cordas deve-se repetir o procedimento do passo A, ver o olho que suprime e tentar perceber primeiro a corda com este olho.
Passo C
  1. Olhe para a bola mais longe.
  2. Lentamente gire a cabeça de um lado para o outro, uns 45º, mantendo visível ambas as cordas a todo o momento. Se girar a cabeça demasiado uma das cordas desaparece.
  3. Mude a fixação para a bola mais perto e gire novamente a cabeça como no passo anterior.
Passo D
  1. Olhe para a bola mais longe.
  2. Incline a cabeça para cima e para baixo mantendo as cordas visíveis a todo o momento.
  3. Faça o mesmo para a bola mais perto.
Passo E
  1. Olhe para a bola mais longe com a cabeça numa posição reta.
  2. Mova lentamente a bola de um lado para o outro. Siga a boa com os olhos de uma forma suave e assegure-se de ver as duas cordas.
  3. Mova a bola para cima e para baixo seguindo-as suavemente com os olhos e vendo sempre duas cordas.
  4. Mova a bola em todas as direções do campo visual, vendo sempre duas bolas.
  5. Repita o procedimento anterior para a bola mais próxima.
Para treinar os Sacádicos
  1. Depois de eliminada a supressão e sempre tendo presente o espaço envolvente e a sensação do V e do X, podemos treinar os sacádicos com a corda de Brock.
  2. Alterne a fixação entre a bola mais longe e a mais perto e vice-versa de forma rápida e precisa.
  3. Repita o processo com três bolas.
  4. Gire a cabeça e o corpo primeiro para a direita e fixe as bolas, longe-meio, perto. Depois para esquerda.
  5. Faça o mesmo com duas cordas, fixando a bola mais longe da corda à esquerda e depois a da direita, passando para a do meio e depois para a bola mais perto.
Para treinar os Seguimentos

Passo A
  1. Depois de eliminada a supressão e sempre tendo presente o espaço envolvente e a sensação do V e do X, podemos treinar os seguimentos com a corda de Brock.
  2. Mova suavemente a bola de uma forma circular de cerca de 50 a 60 cm de diâmetro movendo-a do extremo da corda.
  3. Siga a bola com os olhos e faça-o de uma forma suave, sempre vendo a corda em V.
  4. Pratique movendo também a corda nos sentidos do ponteiro do relógio e contra, sempre tendo consciência dos objetos que o rodeiam.
Passo B
  1. Fixe a bola mais próxima e tenha a consciência do X que se forma na corda. Repita como no processo anterior mas com a bola mais próxima. Terá de ter sempre a noção do X e dos objetos envolventes.

3 comentários: