quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Terapia da Acomodação - Tabela de Hart

Na terapia de acomodação utilizam-se as tabelas de hart para treinar a flexibilidade e amplitude acomodativa. Não são nada mais nada menos que duas cartolinas iguais, com letras, números, desenhos ou setas, uma grande para VL e uma mais pequena para VP. 

A cartolina para VL deve estar a 3m ou mais do paciente e a de VP deve estar a cerca de 40 cm ou à distancia de trabalho do paciente.

Basicamente a atividade consiste em alternar, inicialmente de forma monocular, a fixação entre as duas distâncias mantendo sempre a nitidez das letras. Continua-se diminuindo a distância da cartolina da VP até conseguir trabalhar no Ponto Próximo.

É uma técnica muito eficaz para pacientes com insuficiência de acomodação e para treinar em casa do paciente.

Procedimento:

Passo A - Flexibilidade Acomodativa VL/VP
  1. Coloca-se a tabela de VL o mais longe possível, onde o paciente consiga ver as letras, leia as letras da primeira fila na horizontal. Passe para a VP
  2. Colocar a tabela de VP à distância do antebraço e comece a ler a primeira fila na  horizontal.
  3. Volte para a VL e leia a primeira fila na vertical e logo de seguida na VP a primeira fila vertical.
  4. Depois pode-se ir alternando para ultima fila, penúltima etc, até ter lido todo o quadro de VL e VP.
Passo B - 
  1. Colocar a tabela de VP à distância do antebraço e comece a ler enquanto vai aproximando a mesma (no inicio use letras maiores).
  2. Quando as letras começarem a desfocar e não as reconhecer pare nesse ponto e tente ver-las nítidas.
  3. Se conseguir vê-las nítidas, continue a mover a tabela até aos seus olhos.
  4. Quando já tenha movida a tabela tão perto que não consiga ver as letras nítidas, olhe para a tabela de VL. Veja nítidas as letras dessa tabela o mais rápido que conseguir.
  5. Quando conseguir ver nítido a tabela de VL, comece com a tabela de VP à distancia do antebraço e repita o procedimento anterior.
  6. O objectivo é conseguir ver mais nítido e mais rapidamente quando alterna da VL para a de perto e vice versa e diminuindo a distância de perto. O objetivo é ver nítido a tabela de longe em 1/2 segundos e ver nítido a uma distância de 8 cm. Quando isso acontecer pode aumentar a distancia de longe ou diminuir as letras e diminuir as letras para perto
Passo C Saltos Sacádicos VL/VP

  1. Coloque a tabela de VL o mais longe possível que consiga ver nítido e a de VP a cerca de 40 cm dos olhos.
  2. Olhe para a primeira letra na tabela de longe até conseguir ver nítida. Mude a fixação para a primeira letra da VP até a ver nítida.
  3. Passe para a segunda letra da tabela de VP e depois para a VP repetindo o processo.
  4. Continue praticando desta forma até que consiga ver nítidas as letras quase de uma forma imediata, um a dois segundos.
  5. Quando isso acontecer, aproxime a tabela de perto uns cm dos seus olhos e repita o procedimento. Continue até a tabela estar a cerca de 8/10 cm do nariz.
  6. Distancie para a distância inicial e use letras mais pequenas agora e repita o procedimento.
  7. Tente sempre ter consciência das outras letras e dos objetos que o rodeiam.
Passo D - Ponto Focal Perto

Neste exercício pretendemos aumentar a distância através do qual se consegue ver nítida as letras na VP
  1. Segurar a tabela de VP à distancia de leitura, com letras grandes.
  2. Distanciar a mesma até que veja as letras desfocadas. Pare e tente ver las nítidas outra vez. Se  conseguir continue a distanciar até deixar de ver.
  3. Quando isso acontecer, aproxime a tabela até ver as letras desfocadas. Pare e tente ver as letras nítidas. Se conseguir continue a aproximar até deixar de ver.
  4. Repita o procedimento afastando e aproximando a tabela até ver nítido à distância do braço e bem perto dos olhos.
  5. Repita o procedimento com letras mais pequenas.
Passo E - Melhorar a Flexibilidade Acomodativa em VL

Aqui pretendemos ajudar na aprendizagem de ver nítido ao longe.
  1. Colocar a tabela VL na parede ao nível dos olhos, tão longe quanto seja possível ver nítido.
  2. Colocar duas pegatinas ou objetos coloridos a cerca de 80 cm da tabela, uma em cada lado.
  3. De pé e com um pé para a frente e outro para trás, de forma a poder-se aproximar ou afastar-se da tabela com um simples movimento.
  4. Olhe para a primeira letra da tabela tente vê-la nítida. Mude a fixação rapidamente para a pegatina da esquerda, tente vê-la o mais nitidamente possível.
  5. Volte a sua visão para a segunda letra da tabela, tentando vê-la o mais nítida possível. E mude rapidamente a fixação para a pegatina da direita sempre tentando ver nítido.
  6. Continue olhando para a terceira letra/pegatina esquerda, quarta letra/pegatina direita e por ai adiante. Tente fazer isto com intervalos de 5 segundos, mantendo sempre o mesmo ritmo.
  7. Quando conseguir atingir este objetivo, vá-se distanciando da tabela ou coloque letras mais pequenas e repita o processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário