sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Terapia Visual como opção de Tratamento

No geral dispomos de variadas opções de tratamento dependendo dos resultados obtidos no exame visual efetuado. Então as opções de tratamento para as disfunções acomodativas, de vergencias e da motilidade ocular podem ser:
  1. Correção óptica do estado refrativo
  2. Adição d lentes positivas à VP
  3. Prescrição de Prismas
  4. Terapia Visual
  5. Indicar o paciente para o oftalmologista quando houver uma implicação orgânica.
1. Correção óptica da Ametropia

É a primeira consideração em todos os casos, mas tem de se avaliar se a correção da ametropia vai ajudar ou piorar a disfunção da visão binocular correspondente. 

Por exemplo num caso de hipermetropia com uma endoforia ou insuficiência acomodativa é aconselhável a correção completa da hipermetropia pois vai ajudar e por vezes solucionar o problema de endodesvio. 

Assim como uma miopia descompensada pode ser a origem de uma exoforia em VP, dado que o paciente em trabalho próximo apenas realiza esforço acomodativo e a resposta de convergência é menor que a habitual desenvolvendo uma exoforia.

2. Adição de Lentes Positivas para Perto

Em alguns casos será um ótimo tratamento, caso o paciente aceite bem esta prescrição com a avaliação do atraso acomodativo.
Este tratamento é muito eficaz em casos de pacientes com AC/A elevada, em endoforias elevadas descompensadas em VP, em pacientes com problemas de fadiga ou insuficiência de acomodação.

Por vezes opta-se por este tratamento para prevenir o aumento progressivo da miopia ou para impedir regressões depois da terapia visual Aliás hoje em dia as lentes destinadas para computador e tablets já vem com esta pequena adição para VP.

3. Prescrição de Prismas

Não pode ser a primeira opção de tratamento, popis apresenta uma série de inconvenientes, tais como, o seu peso, o custo e a piora da qualidade da imagem. Não devem ser prescritos mais que 7-8DP e repartidos or ambos os olhos. 

O melhor critério de prescrição baseia-se na disparidade de fixação, isto é, deve-se prescrever a minima potencia prismatica que elimine ou reduza o máximo possivel, a disparidade de fixação (foria associada). 

é a melhor opção para pacientes com forias verticais associadas e resolver casos rapidamente de diplopia.

4. Terapia Visual

Com a terapia visual podemos melhorar o sistema visual do paciente, os sintomas e as habilidades visuais. 

Enquanto que com a prescrição de lentes e prismas ajudamos os pacientes a resolver as suas queixas e sintomas, com a terapia conseguimos colocar o sistema visual a funcionar como deveria ser. 

No entanto nem sempre se consegue um resultado satisfatório devido a alguns fatores, o paciente não estar motivado, a idade do paciente entre outros fatores.

5. Reencaminhar o paciente para Médico

Reencaminhar o paciente para médico ou oftalmologista em casos de patologias ou disfunções orgânicas





Sem comentários:

Enviar um comentário