segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Terapia da Motilidade Ocular

Para uma boa realização da terapia visual deve-se sempre começar com os exercícios mais simples, por isto a terapia da motilidade ocular está dividida em diferentes fases, para evitar frustração e cansaço por parte do paciente.

Primeira Fase:

Recomenda-se começar com exercícios mais simples e deve-se começar a terapia de forma monocular e quando ambos os olhos consigam obter as habilidades pretendidas avança-se para a terapia binocular.
  1. Sacádicos de grande amplitude, que são os movimentos mais fáceis de treinar, como alternar a fixação entre dois objetos ou tabelas. O objectivo é conseguir precisão, suavidade e ritmo.
  2. Seguimentos lentos e de pequena amplitude. Ao contrário dos sacádicos o movimento de seguimento é mais fácil começar com os de pequena amplitude que são mais fáceis de executar e controlar. Pretende-se que o paciente faça seguimentos de um objeto, estrada etc, com movimentos suaves, sem intrusões sacadicas, precisos e com fixação estável.
  3. Acomodação. Com frequência os transtornos da motilidade ocular vem associados a disfunções leves em outras áreas do sistema visual, por isso é importante treinar a acomodação antes de passar à seguinte fase. Podemos utilizar flippers esféricos e tabelas de harts, alternando entre visão de longe e perto.
Segunda Fase:

Aqui nesta fase iremos aumentar a dificuldade com movimentos dos olhos mais complexos e treinando a acomodação binocularmente e as vergências.
  1. Sacádicos de pequena amplitde. Fazer execícios para procurar as diferenças, sopas de letras ou números, etc.
  2. Seguimentos de grande amplitude. Podemos utilizar a bola de Marsden, realizar movimentos de rotação com a corda de Brock, etc
  3. Acomodação. Com as técnicas habituais mas binocularmente.
  4. Convergência - Divergência.  Treino com anaglifos fixos, variáveis e polarizados, régua de abertura, instrumentos estereoscópicos, etc.
  5. Treinar outras habilidades Visuais. Como muitas vezes o treino é deicado a crianças deve-se então treinar também a memoria visual, coordenação olho-mão, velocidade de resposta, etc.
Terceira Fase:

Na terceira fase combinam-se exercícios de movimentos sacádicos, de seguimentos, acomodação e convergência, em conjunto com o equilíbrio, ritmo, etc.

Procedimento Ordenada da Terapia da Motilidade Ocular:
  1. Sacádicos de grande a pequena amplitude.
  2. Seguimentos de pequena a grande amplitude
  3. De movimentos lentos a rápidos
  4. De terapia monocular a binocular
  5. Eliminar os movimentos de cabeça
  6. Interação audição - visão: ritmo
  7. Incluir equilibrio

Sem comentários:

Enviar um comentário