segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Anaglifos Fixos e Variáveis

O que são os anaglifos?

Os anaglifos provocam  a visão de imagens tridimensionais a partir de laminas deslocadas em duas dimensões. Para conseguir este efeito temos de ter uns óculos com filtro vermelho num lado e filtro verde no outro, para observar essas lâminas.

Esse efeito tridimensional já existe há muitos anos, no entanto voltou a aparecer para melhorar todas as sensações realistas que encontramos de profundidade no cinema ou num jogo.



Anaglifos para Terapia Visual.

Os anaglifos para terapia visual podem ser fixos ou variáveis e são um instrumento muito importante para o mesmo. Sendo o instrumento de terapia mais real e mais adequado comparado com o estereoscópio, ao conseguir realizar uma fusão em espaço aberto.

 Anaglifos Variáveis

Consistem em duas lâminas quase idênticas de vinil transparente, uma de cor vermelha e outra de cor verde. Colocam-se uns óculos com filtro vermelho e verde. Com o filtro vermelho vemos a imagem verde e com o filtro verde vemos a lâmina vermelha.

As lâminas são sobrepostas e deslocadas uma sobre a outra. De acordo com o sentido do movimento das lâminas, e a quantidade do deslocamento, atua como uma base de prisma nasal ou temporal, obrigando o paciente a convergir ou a divergir.

A sua principal função é a de  treinar as reservas fusionais negativas e positivas, isto é, com o filtro vermelho no OD(olho direito), e movendo o teste vermelho para o lado direito do paciente treinamos a convergência e movendo o teste para a esquerda treinamos a divergência.

Para além de treinar a flexibilidade de convergência e divergência também podemos treinar e avaliar a fusão periférica, central, profundidade e controle anti supressão.

O anaglifo vem preparado para treinar a uma distância de trabalho de 40 cm, por isso 4 mm de separação da lâmina corresponde a 1 dioptria prismática. Conseguimos visualizar isso observando as setas que se encontram na parte superior e inferior da lâmina. Cada numero na escala corresponde a 2 dioptrias. 

Os anaglifos variáveis são compostos por três lâminas diferentes:




  1. Fusão Periférica, composta por um circulo (fusão), duas estrelas e quatro sois (elementos para que não suprima).
  2. Fusão Periférica e Profundidade, igual á primeira mas com dois círculos.
  3. Fusão Periférica, Profundidade e fusão central, igual às anteriores mas com um objecto central que deverá estar sempre nítido.

Instruções:
  1. Colocar ao paciente os óculos com o filtro vermelho/verde,
  2. O filtro vermelho vai ser colocado no OD e o filtro verde no OE,
  3. Colocar as lâminas num suporte colocando a lâmina vermelha sobre a verde.
  4. Deslizar suavemente a lâmina superior e inferior. 
  5. vamos deslizar até o paciente observar duas imagens, quando isso acontecer voltamos ao inicio.
Nota: Se o paciente tem uma insuficiência de convergência, devemos treinar primeiro no que ele se sente melhor, neste caso a divergência e só depois a convergência.

Diferentes Técnicas:

  1. Flexibilidade de Convergência: Quando o circulo vermelho do anaglifo se desloca para o mesmo lado que está situado o filtro vermelho dos óculos, de modo a obter uma única imagem o paciente tem de convergir.
  2. Flexibilidade de Divergência: Quando o circulo vermelho do anaglifo se desloca para o lado contrário ao que está situado o filtro vermelho dos óculos, de modo a obter uma única imagem o paciente tem de divergir.
  3. Fusão Periférica e Profundidade: Com a lâmina que contem dois círculos, o circulo central produz o efeito de profundidade. Ao convergir o circulo central fica mais pequeno e parece mais longe, e quando divergimos o efeito é o contrário. Logo terá que ver um circulo (fusão)+ 4 sois e duas estrelas.
  4. Fusão Periférica, central e Profundidade: Observas-se com a terceira lâmina, que contém um objecto central que nos assegura a fusão central. Nesta lâmina terá de ver essa imagem central sempre nítida.
  5. Controle Anti Supressão: Em todas as lâminas existem umas estrelas vermelho/verde para ter sempre controle anti supressão.


Anaglifos Fixos

Nos anaglifos fixos temos uma só lâmina que contém imagens de cor vermelho /verde com uma certa distância entre si, a cada distância é atribuída a dioptria prismática correspondente. Conforme vamos avançando no teste a distância vai aumentando entre as imagens, para termos de convergir/divergir mais. A distância de trabalho continua a ser de 40 cm e a cada desenho que vai passando vai aumentando duas dioptrias prismáticas.

Em seguida um pequeno video em espanhol que fala sobre os anaglifos:






2 comentários: