sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ponto Próximo de Convergência

Os movimentos oculares constituem um dos processos básicos de interação com o meio ambiente, permitindo a localização e a observação dos objetos que rodeiam o indivíduo. 

Assim, para a percepção dos objetos localizados num ponto próximo (aproximadamente 33/40 cm) é necessário que haja um movimento de adução conjugado e simultâneo de ambos os olhos, designado de convergência. 



Este é um movimento de vergência que produz um aumento do ângulo formado pelos eixos visuais. O ponto mais próximo a que os olhos conseguem convergir denomina-se ponto próximo de convergência (PPC) e geralmente não se altera com a idade.  A uma distância menor, que essa ocorre a quebra da fusão e o paciente ou relata diplopia ou suprime uma das imagens.

Porque é importante determinar o PPC?

Quando a convergência ocorre de maneira correta (ambos os olhos focalizados no mesmo objecto de forma simultânea e conjugada) a visão ao perto é nítida, única e confortável. 

Porém quando este mecanismo falha, é excessivo ou descordenado o trabalho ao perto como a leitra torna-se cansativo e provoca desconfortos como dores de cabeça, lacrimejo, tonturas entre outros.

Uma falha neste sistema é normalmente o fator impeditivo para uma aprendizagem saudável, pois provoca uma incapacidade de concentração.

Frequentemente a causa para crianças com dificuldade de concentração, dificuldade de compreensão após curtos períodos de leitura, hiperactivas é um anormal funcionamento da convergência, muitas vezes uma insuficiência de convergência. Que com este pequeno teste em conjunto com outros,  que se realiza em alguns segundos, conseguimos despistar.

Como determinar o Ponto Próximo de Convergência com lanterna:
  1. Boa Iluminação
  2. Colocar lanterna a cerca de 40 cm
  3. Colocar lanterna na linha média dos dois olhos.
  4. Aproximar a lanterna e medir a convergência/ruptura de uma destas formas,:
    1. Calcular subjetivamente quando o paciente indica que vê duas imagens..
    2. Calcular objetivamente quando observar ruptura de fusão e um dos olhos diverge.
  5. Com régua medir a rutura de fusão.
  6. Afastar novamente a lanterna até o paciente retornar a fusão vendo uma só imagem e medir a recuperação.
Quais os valores Normais de PPC?

Valores considerados normais para o PPC estão entre 6 e 10 cm. Considera-se normal um PPC com valor numérico em torno do valor da distância interpupilar.

Pacientes com insuficiência de convergência geralmente apresentam o PPC a 20 ou 25 cm.

Problemas de acomodação podem levar a uma falsa insuficiência de convergência e, por isso, o paciente deve ter sua acomodação avaliada. 

2 comentários:

  1. de qual bibliografia adquiriu essas informações?

    ResponderEliminar
  2. A explicação é boa más, acho que deveria vir mais informações tipo os requisitos e para que pessoas se fazem esse teste

    ResponderEliminar