sábado, 23 de janeiro de 2016

Método Bates- Relaxamento dos Olhos

Palming - Relaxamento dos Olhos

O relaxamento dos olhos através do "palming" é nada mais nada menos que fechar e esconder os seus olhos com as palmas das mãos, para não expô-las à luz. A exclusão de sensações visuais é por vezes suficiente para se conseguir um relaxamento profundo. Mas não dará os resultados esperados se for acompanhado de stress mental.

Se o palming for efetuado de forma perfeita, você vai ver um campo preto que nunca tenha experimentado antes e não pode imaginar algo mais negro do que o que está a visualizar. 

As pessoas cuja função visual esteja deficiente ou esteja sobre stress levarão mais tempo a conseguir essa escuridão completa e sensação de relaxamento. Como resultado do stress  dentro do globo ocular, o campo visual será preenchido com nuvens cinzentas, escuridão mas com alguns filamentos brilhantes e luzes em movimentos e cores. Com a prática desta técnica de relaxamento essas sensações irão desaparecer dando origem mais tarde à escuridão completa.

Para conseguir este efeito de escuridão completa, devemos estar relaxados e tentando visualizar na nossa mente objetos pretos como letras, gatos, buracos ou imagens que nos descontraiam.

Exercício 1: Praticar Palming na posição sentada:

  1. Esfregar bem as mãos uma contra a outra de forma a sentir as mãos bem quentes.
  2. Se estiver sentado à mesa, colocar os cotovelos sobre a mesa (opcionalmente colocar um travesseiro sob os cotovelos) ou inclinar-se e colocar os cotovelos nos joelhos.
  3. Esconder os olhos com as palmas das mãos cruzadas de modo que nenhum raio de luz consiga entrar, mas sem pressionar os olhos (os olhos devem poder iscar livremente). 
  4. Os dedos devem estar na testa, o lado inferior das palmas das mãos encostadas nas maçãs do rostos, enquanto as bordas tocam levemente o nariz. 
  5. Respire lentamente pelo nariz e sinta o alongamento/contração dos músculos e diferentes partes do corpo enquanto inspira e expira.
  6. Tente visualizar objetos ou letras pretos, por exemplo, que sua casa/cidade é preta, ou pode imaginar um objeto ou lugar que você lembra de cor preta. Pode ser tinta preta, piano preto, sapatos de verniz preto, noite escura, poço profundo, etc. Quanto maior for a escuridão diante de seus olhos, mais relaxada está a sua visão.
  7. Os olhos podem estar fechados ou abertos, como se sentir mais confortável.
  8. Faça vários movimentos leves com os olhos de cima para baixo, da direita para a esquerda, e circular.
  9. Abra os olhos lentamente e tentar sentir se seus olhos estão descontraídos, o que torna a sua visão mais nítida.

Exercício 2:  Movimentos oculares alternados

É um dos exercícios básicos e simples para alongar os músculos do olho. Podemos realizá-lo em qualquer lugar, a pé ou sentado.

  1. Execute vários movimentos de olho de cima para baixo mantendo a cabeça para a frente. Efetue movimentos suaves e despreocupado com os objetos ao seu redor.
  2. Agora, realizar movimentos semelhantes, mas a partir da esquerda para a direita e vice-versa. Repita este procedimento várias vezes.
  3. Em seguida, os movimentos devem ser realizados na diagonal, a partir de superior direito para  inferior esquerdo e vice versa.
  4. Em seguida, execute movimentos circulares no sentido horário e sentido anti-horário .
  5. Enquanto isso vá piscando sempre os olhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário