quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Método Bates - Memória e Imaginação

A percepção é essencial para uma boa visão, quando desejamos ver melhor, existem sempre formas de melhorar a percepção - utilizando a memória, a visualização através da criação de imagens mentais e a imaginação.

Vemos e aprendemos mais facilmente as coisas que conhecemos, porque as suas imagens são mais familiares ao nossos olhos. É por isso que nos cansamos mais quando estamos de férias a visitar uma cidade nova do que muitas vezes no nosso trabalho rotineiro.

A memória e a visualização são essenciais à melhoria da acuidade visual e à percepção. Mas funciona melhor quando estamos descontraídos. Por exemplo se não conseguimos ler uma letra que está distante, e nos aproximarmos dela até a identificar e a memorizarmos quando voltarmos ao ponto de partida já a conseguimos ver um pouco melhor, ainda baço mas já a conseguimos identificar. Por isso a memória e a imaginação é tão importante no nosso sistema visual.

Exercício 1:

  1. Coloque-se diante de uma parede, olhe para ela e passe-lhe as mãos. Em seguida feche os olhos e continue a tocar nela. Repita os mesmos gestos 3 a 4 vezes durante 5 minutos, vários dias seguidos.
  2. Depois recorte uma figura geométrica de aproximadamente 10 cm quadrados, um circulo, um quadrado e um triângulo- num cartão e fixe-o à parede. Olhe para ele e toque-lhe. seguidamente faça o mesmo com os olhos fechados, sentindo a forma, tamanho e textura.
  3. Após alguns dias faça o mesmo com letras e números.
Exercício 2:
  1. Feche os olhos e imagine que está diante de uma parede branca.
  2. Imagine que tem na mão uma lata de tinta com uma cor à sua escolha e um pincel.
  3. Pinte com grandes pinceladas, de alto a baixo, para os lados ou descrevendo certas formas. Depois pare e distinga na imaginação as superfícies pintadas das que não estão pintadas.
  4. Imagine agora que tem uma tinta de outra cor e um pincel mais pequeno. Sobre a superfície que pintou desenhe círculos, pequenos e grandes, ou formas ovais de diferentes tamanhos. Em seguida, cubra-as com a primeira cor imaginária.
  5. Volte em seguida à segunda cor e pinte quadrados e de seguida preencha os mesmos com a primeira cor. Faça o mesmo com triângulos.
As letras do alfabeto e todas as composições visuais são compostas por formas geométricas. Quando aprendermos a visualizá-los com os olhos fechados, é mais fácil aprendê-los com os olhos abertos.


Exercício 3:
  1. O exercício exige vários cubos de dominó ou um baralho de cartas. 
  2. Nós escolhemos uma carta aleatória ou cubo de domino e vamos olhar para ele por menos de um segundo, á distância do braço.
  3. Vamos fechar os olhos  suavemente e vamos e tentar adivinhar quantos pontos estão no cubo de domino (ou a carta que foi escolhida).
  4. Repita os passos para os próximos cubos (cartões).
Exercício 4:

Podem ser alcançados excelentes efeitos fazer figuras mentais com o nariz, pode ser a desenhar um oito, figuras geométricas, espirais, palavras, números ou mesmo tentar fazer a sua assinatura.

Durante o exercício, você pode fazer movimentos suaves com a cabeça tentando imaginar seu nariz como uma grande pena que desenha as figuras selecionadas.


Embora este exercício pode parecer engraçado e infantil, é realmente muito eficaz no método de reeducação de visão.

Sem comentários:

Enviar um comentário