quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Método Bates - Recuperar a Visão é Possível?

Dr William Bates foi no seu tempo (1860 - 1930) um dos melhores oftalmologistas de Nova York e professor de oftalmologia. Passou grande tempo da sua vida a estudar o funcionamento dos olhos e os processos visuais.

Em 1919 ele publicou um dos seus livros, "The Bates Method for Better Eyesight Without Glasses", ou em português, "O método Bates para uma visão sem óculos". Em que ele foi tão longe que contrariou todos os estudos tradicionais até à data e que prevalecem ainda hoje.

Esta teoria clássica baseia-se na tese de que a visão é condicionada por pequenos músculos ciliares localizados na parte interna do olho, que supostamente controlam a espessura da lente interna (o cristalino) do olho. Enquanto até aí Helmoltz atribuía ao cristalino o papel principal na acomodação. Bates foi mais longe e depois de vários ensaios provou que a principal ferramenta para a acomodação se realizar era os músculos oculares, que não só eram responsáveis pelos movimentos dos olhos, como também o alongar e encurtar de todo o olho.

Ele explicou a sua visão de que,  conseguíamos uma visão nítida ao perto, com o trabalho conjunto de dois músculos externos, os músculos oblíquos, que seriam responsáveis pelo achatamento/alongamento do globo ocular, criando o mesmo efeito de estarmos sentados em cima de uma bola. E que conseguiríamos ter uma visão nítida ao longe com o trabalho em conjunto de 4 músculos retos externos que iriam puxar ou encurtar o olho em direções opostas.

Para ele isso explicava o facto de algumas pessoas que viviam sem cristalino, por ter nascido sem ele ou o  terem removido por terem cataratas, terem uma visão nítida. Isto contraria a explicação tradicional de que somente o cristalino e os músculos ciliares,são responsáveis pela visão nítida ao longe e ao perto.

Pressupostos da Teoria de Bates:

Ele ao contrário de todos os oftalmologistas da altura não compreendia e não aceitava que a solução para tudo seriam os óculos. A sua principal preocupação era ajudar o paciente a melhorar a sua visão e eliminar os defeitos refrativos sem ajuda dos óculos. 

Então os seus principais pressupostos eram os seguintes:

Recuperar a acuidade visual é possível
Uma das principais premissas do Dr. Bates foi a constatação de que se temos um membro do corpo deslocado ou partido pode voltar a funcionar normalmente com a ajuda de exercícios e tratamento de reabilitação então, o olho humano também pode recuperar a sua acuidade visual com exercícios e treino visual, sem necessitar de óculos.

No consultório diariamente qualquer optometrista e oftalmologista consegue verificar isso, pois se um informático que desenvolveu e aumentou a miopia ao longo da sua vida devido ao excesso de trabalho em visão próxima, normalmente num período de férias prolongadas de relaxamento, lazer e atividades ao ar livre a sua visão melhora por vezes substancialmente.

Abandono de Lentes e Óculos
Para Bates as lentes e óculos eram para os olhos como as muletas para um membro partido/deslocado. Se uma pessoa com deficiente visão não abandonar os seus óculos e tratar de reabilitar os mesmos, ele não irá melhorar a visão, muito pelo contrário vai deteriorar a sua visão com o tempo e vai precisar sempre de ir aumentar a graduação dos óculos.
Assim como quem usa muletas uma vida inteira sem tratar de reabilitar o seu membro partido, nunca se irá reabilitar e com o tempo o mesmo ficará menos funcional.

Hoje em dia opta-se muitas vezes pelas duas vertentes, pela ajuda com os óculos intercalando com a reabilitação através da Terapia Visual. E conforme o sucesso vai acontecendo vai-se diminuindo a graduação dos óculos ou pelo menos trava-se o crescimento do erro refrativo.

A acuidade visual é variável
Um dos pressupostos do Dr. Bates é que a acuidade visual varia para cima e para baixo de acordo com o estado físico e emocional da pessoa e varia o tempo todo. E isso é certo pois se por exemplo dormimos muito mal e estamos extremamente cansados a nossa acuidade visual será pior do que num dia em que estamos descansados. 

Reeducação da visão, abandonar os maus hábitos
Dr. Bates chegou à conclusão de que os defeitos visuais são originados pelo uso incorreto do órgão da visão. Maus hábitos relacionados com a utilização dos olhos estão estritamente relacionados com a sua tensão e stress.
O stress afeta todo o corpo da mesma maneira, origina má visão e todo o corpo é afetado por ele.
Dr. Bates descobriu que com a adoção de boas técnicas de visão, especialmente as de relaxamento, o stress em nossos olhos e todo o corpo é menor. Por isso com as técnicas de relaxamento dos olhos, relaxamos a mente e poderemos melhorar a visão e  diminuir o erro de refração.

Hoje em dia podemos constatar essa realidade com cada vez mais crianças do ensino básico precisarem de óculos devido à má utilização dos olhos, principalmente por terem uma vida sedentária com utilização excessiva dos olhos na visão de perto, com computadores, tablets, telemóveis, etc.

Relaxar a Chave para o Sucesso
No método Bates o relaxamento  é a primeira e fundamental técnica para melhorar a visão. Por relaxamento, não se refere apenas a capacidade geral para relaxar os músculos, mas também o relaxamento da mente que é uma condição para ocorrer o  processo de visão em pleno. Em muitos casos, as técnicas de relaxamento usadas por Bates revelou-se suficiente para melhorar a vista.

As técnicas básicas utilizadas por Bates:

As técnicas utilizadas por Bates que deram bons resultados com os seus pacientes e lhes devolveram qualidade de vida ao melhorar a visão foram:
  1. Relaxamento do corpo 
  2. Relaxamento dos olhos
    1. Palming
    2. Banhos de Sol
    3. Piscar e Pestanejar
  3. Balanceamento e Rotação
    1. Rotação Curta ou balanceamento
    2. Rotação Longa
    3. Oito Preguiçosos
  4. Fixação Central
  5. Memória e Imaginação
  6. Micro movimento dos olhos
  7. Técnica de "flash"
  8. Visão analítica 
  9. ...e Muitos Outros

Sem comentários:

Enviar um comentário