terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Método de Bates - Balanceamento e Rotação

Para Bates, qualquer movimento de balanceamento do corpo aviva os nossos ritmos físicos e mentais e cria um relaxamento no nosso corpo, que nos permite ver melhor.

Praticar estes exercícios antes de deitar, favorece um sono reparador e diz-se que chega mesmo a fazer desaparecer problemas de insônias. Além disso estimula a circulação. Se o praticarmos de manhã, ao levantar torna a perspectiva de um longo e duro dia de trabalho muito menos perturbador.

Além do efeito relaxante que produz em todo o organismo, descreve esta técnica como reparadora para os olhos, sobretudo em casos de miopia, estrabismo e pessoas presbitas. Mesmo em casos de diplopia (visão dupla) ele notou melhorias.

Antes e depois destes exercícios deve fazer relaxamento dos olhos com palming.

Exercícios de Rotação

Estes exercícios têm como finalidade devolver aos olhos a mobilidade natural que foi reduzida devido ao esforço e tensão acumulados. 

Exercício 1: Rotação Curta ou Balanceamento

A primeira técnica de rotação ficou conhecida como "rotação curta" ou "pêndulo". Este exercício deve ser executado à frente de uma trave perpendicular, como a trave de uma janela, ou em qualquer outro local onde possa olhar para um objecto mais longínquo através de outro mais próximo. 
  1. De pé com os pés afastados cerca de 30 centímetros balanceamos o corpo de um lado para o outro, apoiando o peso do corpo ora num pé, ora no outro, enquanto observamos a trave, ou o objecto próximo, a deslocar-se em relação ao objecto afastado em sentido contrário ao qual nos balanceamos. 
  2. Faça este exercício durante uns minutos e feche os olhos durante 1 minuto ou mais, tentando visualizar na sua mente o movimento da esquerda para a direita do objecto próximo. Volte a abrir os olhos e continue. 
Exercício 2: Rotação Curta Sentado

Este exercício serve para pessoas que tem dificuldade em estar a pé, podendo fazer o balanceamento sentado.
  1. Sente-se confortavelmente numa cadeira com as costas direitas e os braços esticados, ou a segurar um lápis na frente do nariz.
  2. Mova a parte superior do corpo de um lado para o outro. Deve balancear os braços com o tronco, de uma forma simultaneamente descontraída e ritmada. Naturalmente deve mover a cabeça ao mesmo tempo.
  3. Após alguns balanceamentos, imagine que os seus olhos seguem na parede uma linha imaginária.
  4. Depois feche os olhos e faça o mesmo movimento de olhos fechados, e tente imaginar os objetos que via antes.

Exercício 1: Rotação Longa

A segunda técnica ficou conhecida como "rotação longa". Poderá fazer este exercício em alternativa ou como complemento da rotação curta. 

  1. Com as pernas ligeiramente afastadas rodamos totalmente, girando o tronco sobre as ancas e a cabeça sobre os ombros. 
  2. Ao rodarmos para o lado esquerdo, apoiamos o nosso peso no pé esquerdo, levantando o calcanhar do pé direito e vice-versa. Nessa deslocação os olhos movem-se num arco de 180 graus ou mais, e o mundo exterior parece oscilar de frente para trás de forma circular. 
  3. Enquanto os olhos descrevem este movimento não faça nenhum esforço parra reconhecer os objetos que o rodeiam: apenas "deixe passar".
  4. Depois de algumas repetições, Mantendo sempre a cabeça direita, deixe os olhos seguirem suavemente a linha onde a parede se une ao teto. Pode mesmo imaginar uma linha e segui-la com os olhos.
  5. Tente fazer os próximos exercícios mais afastado de uma parede ou em frente a uma janela para que possa olhar para objetos no exterior, mas sempre mantendo a linha imaginária.
  6. Após algumas rotações suba ou desça a sua linha imaginária 30 cm e repita o balanceamento.


Notas: Quando fizer este exercício vai ter a impressão de que o caixilho da janela, tal como os outros objetos perto de si , se movem em sentido contrário aos seus balanceamentos. Por outro lado os objetos no exterior da janela, como as árvores, parecem mover-se no mesmo sentido. Se isso não acontecer é porque não está a fazê-lo corretamente e tem o corpo demasiado rígido. 

Se sentir náuseas, pare por um momento e recomece o exercício com calma e leveza, está a fixar um só ponto e por isso está com a visão tensa.

Se tiver dificuldades com este exercício experimente o que vem a seguir.

Exercício 2: Rotação Longa
  1. Balance o corpo para a direita, como no exercício anterior, elevando o braço direito à altura dos ombros, com os dedos bem esticados.
  2. Quando tiver os ombros paralelos à parede do lado direito, baixe o braço direito e levante o braço esquerdo, com os dedos esticados e balanceie-se para a esquerda.
  3. Deixe o seu olhar pousar para além da ponta dos dedos e imagine-se a traçar com a mão uma linha preta horizontal na parede.



Sem comentários:

Enviar um comentário